sábado, 5 de janeiro de 2008

Porto do Varadouro 1928


O Porto da Capital era o centro comercial da pequena Parahyba. Em 1920, o Presidente Epitacio Pessoa (1919-1922) mandou fazer um Porto Internacional na bacia do Sanhauá/Paraiba em frente ao Porto da Capital. Tal empreendimento foi um verdadeiro desastre. Tudo deu errado, houve desvio de recursos e mal administração nos trabalhos executados. Hoje ainda, existem vestigios de estacas de concreto armado fincadas as margens do Sanhauá. Foi uma vergonha.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Desenho de Mapa de 1692


Em 1692 os maiores arquivistas eram os padres das ordens Beneditina, Franciscana, Jesuita e Carmelita. Eram professores, eruditos, musicos e bibliotecários. Graças a eles temos hoje algumas obras de relatos impacáveis. Um exemplo disso é a nossa Certidão de Nascimento, o Sumario das Armadas, que foi escrito por um jesuita. O exemplo que vemos ao lado foi feito por um Capitão-piloto (Capitão de uma Nau) chamado Francisco Granjeiro que elaborou a mão este esquema de mapa, mostrando os donos das terras e as principais vias da cidade. Ele se encontra no Livro do Tombo do Mosteiro de São Bento de Olinda, PE.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Noticias sobre o Tombamento do Centro Histórico de João Pessoa


Em 2007 o Tombamento do Centro Histórico de João Pessoa foi oficializado pelo IPHAN.

Antigo Edificio do Tesouro do Estado


Esta edificação foi construida em 1860.

Edificio do Palacio das Secretarias


Este edificio foi reformado em 1932-33 no Governo do Interventor Anthenor Navarro. Originalmente tinha dois pavimentos. O edificio antigo foi iniciado em 1860 para ser um Teatro. Porem, foi decidido que ele seria o Tesouro Provincial depois Tesouro do
Estado, a partir de 1889 . Foi terminado em 1870 e serviu a seus propositos, alem de ser Tribunal e Assembleia Legislativa e Palacio das Secretarias.

Porto do Varadouro


Foto tomada em 1920 quando da construção do Porto Internacional do Varadouro, acervo Humberto Nobrega.

Tombamento


O Centro Historico de João Pessoa foi tombado pelo IPHAN em 6 de Dezembro de 2007 como Patrimonio Nacional. Isso significa uma abertura para mais portas para levantamento de recursos para sua revitalização e preservação. A cidade de João Pessoa foi fundada a 5 de agosto de 1585 com o nome de Senhora das Neves, em homenagem ao santo do dia. É a terceira cidade fundada no Brasil, como tal. Cinco nomes devem ser lembrados como fundadores da cidade, o ouvidor geral Martim Leitão, Frutuoso Barbosa, primeiro desbravador e colonizador, João Tavares, juiz de orfãos de Olinda, Duarte Gomes da Silveira, iniciador da colonização e Piragibe (Braço de Peixe) chefe dos Tabajara.

A colina fronteiriça ao rio Sanhaua foi o local das primeiras edificações ainda bem tôscas. Foi primeiro levantado um Forte na colina de 33m de lado e com duas canhonetas. Assim diz o Sumario das Armadas (1592), certidão de nascimento da Parahyba.