quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Porto do Varadouro 1960



Aqui vemos o Porto do Varadouro nos anos 60. A paisagem mudou e deteriorou-se grandemente por ação do homem e da propria natureza. Houve um abandono continuo e gradual do espaço do antigo porto sendo ocupado por familias carentes e que se tornaram pescadores por necessidade de sobrevivência. Hoje a comunidade do Porto do Capim, nome que popularizou-se com o tempo, vive não muito distante do abandono, pois falta saneamento e condições básicas de vida. O berço da cidade está em vias de ser restaurando pelo projeto da Comissão do Centro Historico de J Pessoa.

Porto do Varadouro


Neste lugar nasceu a nossa cidade, hoje João Pessoa, fundada em 5 de agosto de 1585. Nesse nucleo, que foi o centro da cidade por mais de 300 anos, se desenvolveu a pequena Capitania Real da Paraiba. Aí, ás margens do Sanhauá, todas as naus aportavam desembarcando e embarcando paú brasil e algodão, além do secular produto, que é a açucar mascavo, bruto, em caixas, enrolados em folha de bananeira para conservar a umidade.
Hoje ainda se vê, o predio do antigo Tesouro Provincial edificado em 1861 por ordem do Imperador D. Pedro II que aqui desembarcou em 24 de dezembro de 1859, para uma visita de 4 dias. Tambem pode-se ver os armazens da cais de porto construidos em 1880 e 1894. Aqui, o bonde puxado a burro percorria seus primeiros trilhos em 1896 por iniciativa de um consórcio franco-germanico que implantou essa facilidade.