terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Conchas usadas como material de Construção

Aqui se pode ver conchas usadas para compor parte do material de construção dessa parede de um armazem no Porto da Capital. Esse material organico era muito comum de se encontrar nas misturas de argamassa.

Porto da Capital em 1928

Compare com a foto anterior e o leitor verá como se processaram as alterações impostas pelo tempo.

Visual dos Colonizadores do Porto do Varadouro



Visão do Porto do Varadouro em 2008. Essa mesma visão tiveram os primeiros colonizadores, exceto pelas construções ao fundo. Vê-se o antigo Hotel Globo de 1929, a Recebedoria de Rendas de 1903, um Armazem da Cia. do Porto de 1880 e a Torre da Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, alem da lateral em rosa da Casa de J. Clemente Levy de 1912.

Milicia Desfilando - 1910

Flagrante da Milicia em Desfile de 1910 na Praça proxima ao Quartel da Milicia (Exército da época), hoje praça Pedro Americo.

Casa da Pólvora - 1710

Almofada da Casa da Pólvora construída em 1710 pelo governador João da Maia da Gama para dividir a munição com a Fortaleza de Cabedelo. É tombada pelo IPHAN.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Velho Armazem de 1894

Velho armazém do antigo Porto do Varadouro construído em 1894 de acôrdo com a almofada no tôpo da estrutura. Hoje, apenas as paredes do antigo armazém resistem. Suas paredes são construídas com pedaços de pedra calcária, tijolos e uma mistura de argila com cal, e óleo vegetal. Até conchas foram usadas na mistura.